Testemunhos de clientes

madeline issenhart

Kuhn

Madeline Issenhart, responsável de Web marketing

Líder mundial de máquinas agrícolas

Fabricante de máquinas agrícolas sediado em Saverne, na Alsácia, o grupo Kuhn desenvolveu-se significativamente a nível internacional, do ponto de vista industrial, a partir dos anos 2000, através da implantação de unidades de produção nos Estados Unidos, na Holanda, no Brasil e na Argentina. A responsável de Web marketing do grupo, Madeline Issenhart, explica a estratégia deste, que coloca a Web na primeira linha das suas ferramentas de marketing.

Dirigido desde 2014 por Thierry Krier, o grupo alsaciano Kuhn, criado em 1828, tornou-se um dos líderes mundiais em máquinas agrícolas. Fabrica máquinas para cultura arvense (charruas, semeadores, distribuidores de adubos, etc.), materiais para o sector da criação de animais (o grupo Kuhn é o principal construtor mundial de gadanheiras de discos), assim como equipamentos para a manutenção da paisagem. Conta com 4540 assalariados, dos quais cerca de 2000 evoluem em França e trabalham em cinco unidades, em Saverne e Monswiller, assim como no oeste (Châteaubriant, Cheméré e la Copechagnière).

Presente comercialmente a nível internacional desde a década de 50 do século XX, em mais de 100 países, o seu desenvolvimento industrial internacional teve início a partir do ano 2000, com a aquisição de sociedades estrangeiras, nomeadamente nos Estados Unidos, com a marca americana Knight (2002) e Krause (2011), no Brasil, com o fabricante de semeadores Metasa (2005) e de pulverizadores Montana (2010). Resultado: o volume de negócios do grupo atingiu os 994 milhões de euros em 2015 com três mercados importantes: a França, a Alemanha e os Estados Unidos.

21 sites na Internet para 21 países

A política em matéria de sites na Internet está decididamente voltada para o nível internacional « Existem, assim, além do site empresarial, disponível em 4 línguas (Francês, Inglês, Alemão e Espanhol), 21 sites que correspondem a 21 países diferentes nos quais a Kuhn está presente», lembra Madeline Issenhart, responsável de Web marketing do grupo. «Com um Webmaster local dedicado por cada site que é simultaneamente especialista em máquinas agrícolas e marketing».

E além destes sites, o grupo criou dois outros sites temáticos: um dedicado aos equipamentos e à manutenção da paisagem (em Francês e em Inglês) e um outro sobre as máquinas para a recolha de forragem (em seis línguas). No que diz respeito ao catálogo de produtos na Web, é actualizado duas vezes por ano: em Maio e em Setembro.

«O Europages permite-nos constar entre os primeiros resultados dos motores de busca»

O grupo Kuhn está presente no Europages há seis anos: «O que nos permite sermos referenciados em sites profissionais e aparecermos na primeira posição nos motores de busca, afirma Madeline Issenhart. Além disso, acrescenta, «a vertente B2B interessa-nos para estabelecermos relações com novos fornecedores». No que respeita às redes sociais, o grupo utiliza-as de modo diferente conforme os países, explica Madeline Issenhart: «Em França, utilizamos mais o Facebook, enquanto em Inglaterra o Twitter é mais utilizado». O grupo também faz publicidade display em sites agrícolas especializados da Internet. Realiza ainda campanhas de envio de mensagens de correio electrónico.

«Elaborar uma estratégia antes de agir»

«Se eu tivesse de dar um conselho para o desenvolvimento a nível internacional, aconselharia a que elaborassem uma estratégia antes de agirem. É importante estarem abertos a todos os bons conselhos e tomarem em consideração o percurso do cliente e as suas solicitações. Para se ser bem-sucedido nas ações de marketing, deve-se conhecer bem o cliente e acompanhar em permanência o seu comportamento de compra», salienta Madeline Issenhart.

E*Page: Kuhn

Voltar para a lista

E a SUA empresa, está referenciada no site EUROPAGES?

Adicione a sua empresa