Testemunhos de clientes

Florent Ardouin

Nicoll Raccords Plastiques

Florent Ardouin, Responsável de Comunicação

Poderia descrever a sua atividade?

Nicoll é principalmente um industrial francês com mais de 50 anos de experiência na gestão da água. Fabricamos produtos de materiais de síntese para a construção e obras públicas, como calhas de drenagem e encaixes de evacuação, são umas gamas de produtos históricos para Nicoll. Em seguida, desenvolvemos outras gamas de produtos acompanhando o avanço das nossas inovações como os ralos de chuveiro, sifões e despejos sanitários, o revestimento do transbordo do telhado, ou mesmo calhas hidráulicas… Só para mencionar as gamas de topo dos nossos produtos.

Quem são os vossos clientes?

No seguimento das nossas diferentes áreas de atividade (construção, sanitário e meio ambiente) abrangemos muitos ofícios da construção como os canalizadores, os pedreiros, os telhadores… ou ainda as empresas de obras públicas. Sem esquecer, os distribuidores que revendem os nossos produtos e os prescritores que os preconizam nos seus diferentes projetos.

Como faz a promoção da sua atividade? Acontece mais particularmente on-line ou no contacto direto com o terreno?

A promoção da nossa atividade desenvolve-se em dois grandes eixos muito complementários: o terreno e a Internet. Em primeiro lugar a nossa força de venda tem um papel muito importante. Mais de 80 comerciais estão espalhados pelo território. Trilham as estradas para visitarem os nossos três tipos de alvos (Prescritores, comerciantes e empresas) na ótica de enformá-los, aconselhá-los e ajudá-los nas suas problemáticas diárias. Depois, asseguramos uma promoção dos nossos produtos na média Internet, média na qual fizemos a escolha de investir desde 2001. Essa escolha estratégica é um verdadeiro sucesso, porque além do objetivo da comunicação sobre os nossos produtos, Internet tornou-se um verdadeiro “vetor de negócios” para a nossa sociedade. Os projetos assim detetados são qualificados e reencaminhados para a nossa força de venda que lhes da continuidade na esperança de concluir o negocio.

Quais são as vossas atividades on-line?

A nível interno, temos um site corporativo e onze sites de produtos dedicados a uma problemática específica. Externamente, temos uma parte da promoção pura por meios especializados, tais como «Batiactu» ou «Batiproduits». O nosso registo no EUROPAGES atende a mesma abordagem, exceto que ele nos oferece uma visibilidade internacional. Esta última vantagem, ao nossos olhos, é importante.

Estão satisfeitos com o EUROPAGES?

Estamos satisfeitos com a visibilidade que EUROPAGES oferece-nos para o internacional. Atualmente, os nossos recursos internos não nos permitem ter uma grande visibilidade no exterior. Além disso, não temos os meios financeiros nem os recursos humanos para implementar essa estratégia no terreno. Graças ao EUROPAGES, estamos já listados nos motores de busca em muitas línguas. Trata-se da primeira fase da nossa estratégia de exportação. Uma visibilidade aumentada, como se fosse a primeira pedra do edifício da nossa presença no mundo. Se o EUROPAGES não nós traz que poucos contactos imediatos, ele estabelece as bases para o nosso desenvolvimento no exterior a longo prazo.

Qual é a proporção do vosso volume de negócio proveniente das exportações?

É da ordem de 15 a 20%. Naturalmente, que gostaríamos de vê-lo crescer. No momento, a nossa força de venda não tem o poder necessário para tais desenvolvimentos. Por outro lado, não serviria de nada investir na comunicação Internet no exterior, estando na incapacidade de tratar todas as solicitações no terreno… Uma coisa não vai sem a outra.

Quais seriam as zonas geográficas para conquistar de futuro?

A Europa do este será dos nossos alvos iniciais. Mercados onde temos filiais, como a Grécia, a Itália ou a Bélgica apareceram também, por razões óbvias nas nossas estratégias de desenvolvimento nos próximos anos.

E*Page : Nicoll Raccords Plastiques

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