Testemunhos de clientes

Pierre Lauret

Pompes Japy

Pierre Lauret, Diretor

Poderia descrever a vossa actividade?

Somos fabricantes de bombas manuais para a trasfega de líquidos, principalmente hidrocarbonetos.

Quem são os vossos clientes?

Temos três grandes tipos de clientes: em primeiro lugar, os grandes clientes industriais, depois as empresas integradoras, e em terceiro lugar trabalhamos, por vezes, com os consumidores. Trabalhamos nesta última categoria quando existem falhas na rede local. A nossa actividade principal é o fornecimento industrial.

Têm clientes estrangeiros?

Realizamos 16% do nosso volume de negócios em exportações. Esta proporção atinge os 40% se incluirmos as exportações indirectas. Trabalhamos em todo o mundo, mas estamos presentes de forma especial em África, em particular no Gabão, na Costa do Marfim, no Congo, e nos Camarões. Também estamos implantados no Magrebe, com uma presença menor. Finalmente, Madagáscar e a Ilha de Reunião também são mercados onde temos alguns clientes. E estamos actualmente a orientar as nossas atenções para a América do Sul e a Ásia.

Em que medida é que o EUROPAGES lhes é útil?

EUROPAGES é importante para nós por duas razões: pela optimização do nosso referenciamento e pelo portal de tradução que nos oferece. Com efeito, embora o nosso sítio esteja traduzido em inglês, espanhol, francês e alemão, o EUROPAGES permite-nos aceder a dez línguas adicionais. É assim evidente que a nossa influência on-line regista um crescimento. Não saberia dizer-lhe exactamente quantos contactos recebemos mensalmente através do EUROPAGES, nem quantos de entre eles passam a ser clientes, mas tenho consciência que é útil. O Google também é muito importante para nós.

Qual é o procedimento mais eficaz para promover a vossa actividade on-line?

Sem dúvida, é o Google. Estatisticamente é o mecanismo que funciona melhor. Não adquirimos palavras-chave, pelo menos por agora. O que fazemos é optimizar as nossas palavras-chave todos os dias, para que o nosso posicionamento seja sempre o melhor. Não se trata do Ad-word. Recorremos a um serviço um pouco diferente, designada o SEO, isto é, a optimização do nosso referenciamento. É a primeira das coisas nas quais é preciso investir, se se pretender ter uma presença on-line. Depois vem o EUROPAGES.

Já considerou fazer a promoção off-line?

Sim. Participámos recentemente numa feira, no Gabão. Os resultados foram interessantes. Há ocasiões em que fazemos a promoção através de catálogos impressos ou na imprensa especializada. Mas, em resumo, apercebemo-nos que, actualmente, os melhores retornos dos investimentos são obtidos trabalhando, antes de mais, no nosso sítio na Internet que se tornou na nossa montra e, depois disso, no seu referenciamento. Em terceiro lugar, vem o EUROPAGES que sustenta os dois primeiros meios …

Segundo as nossas estatísticas, entre Janeiro e Maio de 2012, mais de 5.000 pessoas chegaram ao vosso sítio através do EUROPAGES?

Passámos de 8.000 para 9.000 ligações por mês no nosso sítio. Assim, segundo as vossas estatísticas, 15 a 20% dos nossos visitantes provêm da nossa E*Page. Se os valores estiverem correctos, é um bom número e estamos muito satisfeitos.

E*Page : Pompes Japy

Voltar para a lista

E a SUA empresa, está referenciada no site EUROPAGES?

Adicione a sua empresa